quinta-feira, 21 de outubro de 2010

DEPRESSÃO...NEUROTRANSMISSORES...P11...EMOÇÕES...COMPLEXO, NÃO? RSRS








Para pessoas que tem tendência a depressão, a pergunta: como se libertar deste mal? é uma questão psicossomática? genética ? fisiopatológica?
Em pesquisas recentes, uma análise feita em cadáveres comprovou que pessoas com níveis baixos da proteína 11 no cérebro sofreram depressão ao longo da vida. E o que é, afinal, a proteína p11 ?
P11 são proteínas que regulam a reação de células cerebrais à serotonina.
Definições bioquímicas a  todo instante são buscadas para explicar fisiopatologicamente a depressão, ainda que não conclusivas. 
As explicações  iniciais colocaram a culpa no déficit de neurotransmissores, as cetacolaminas; acreditava-se que o hipofuncionamento desses neurotransmissores diminuiam o fluxo nervoso entre os neurônios, e entre os neurônios e os músculos. Este conceito foi ganhando aceitação com os antidepressivos, que comprovaram eficácia em sua aplicação, aumentando a biodisponibilidade de neurotransmissores. Após 3 horas no organismo, os antidepressivos aumentam os níveis de neurotransmissores, porém a melhora da depressão ainda é um ponto de interrogação, visto que em 3 semanas que se vê, de fato, respostas positivas no quadro clínico do depressivo. Uma discrepância.
Explanei a depressão do ponto-de-vista bioquímico, mas...e as emoções? sua influência? para uns " balela " para outros " frescura " para mais outros " fundamental "
A notícia de um diagnóstico de câncer; frustrações na vida social, familiar, financeira. Isso tudo junto e misturado não influência na nossa autoimagem? Não adianta também estar em uma praia paradisíaca, regado a sombra e água de coco, se não se sentir satisfeito consigo. 
Bioquímica e psicologia pra mim andam de mãos dadas e sempre podem ter uma explicação plausível para as nossas reações diversas e " adversas " no nosso organismo. Para outros, as 2 podem ser inimigas, preferindo uma a outra. Na minha visão tudo na vida é muito complexo, e explicar acontecimentos da vida de modo simplista é abrir mão de usar a inteligência, abrir mão de " pensar " para buscar respostas. Um dia disseram " penso, logo existo " Abrir mão de pensar, questionar, me dá a impressão de não existir.

E TENHO DITO...

Em outras postagens retorno com o assunto, confrotando mais os ponto-de-vistas bioquímicos e psicossomáticos...








Nenhum comentário:

Postar um comentário